Mutirão de Regularização de Guarda de Crianças e Adolescentes com Enfoque na Orfandade vai realizar o peticionamento de ações judiciais de tutela e regulamentação de guarda de crianças e jovens que estejam irregulares na companhia de parentes e pretende auxiliar o mapeamento dessas situações, em pesquisa ampliada que visa facilitar a implementação de políticas públicas ao universo dessas crianças e adolescentes

Parceria entre as instituições:

Sobre a campanha

A Defensoria está sempre em sintonia com as principais aflições da sociedade. Uma delas, mais recente, diz respeito à orfandade ou a situação de guarda informal de crianças e adolescentes, em decorrência da alta mortalidade da epidemia do coronavírus ou mesmo por situações adversas advindas a partir dessa crise epidemiológica mundial, que pode ter acarretado consequências em muitos lares cearenses. 

Assim, podemos ter, possivelmente, uma geração de crianças e adolescentes que está enfrentando a delicada experiência do luto, do sofrimento psíquico e do desamparo econômico decorrente da orfandade ou de guarda informal, com direitos suprimidos ou negados. Seja pela orfandade (ausência do pai e mãe) ou de forma mais ampliada, como a perda de um arrimo familiar, como avô ou avó, ou mesmo por questões outras estão sob os cuidados de guardiões informais (vizinhos ou parentes). 

Assim, o Abraçar – Mutirão de Regularização de Guarda de Crianças e Adolescentes com Enfoque na Orfandade  é uma resposta a essa demanda e também uma forma de auxiliar o mapeamento dessas situações, em pesquisa ampliada que visa facilitar a implementação de políticas públicas ao universo dessas crianças e adolescentes.

O projeto é uma parceria entre a Defensoria Pública do Estado do Ceará e a Articulação em Apoio à Orfandade de Crianças e Adolescentes pela Covid-19 (AOCA) e Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa.

Calendário de ações

Agendamento online

De 26/04 a 10/05
Presencial, de 8h às 17h, no Nadij (Rua Júlio Lima 770 – bairro Cidade dos Funcionários)

Triagem dos atendimentos

11/05 e 12/05

Atendimento presencial para agendados

15/05 e 16/05

Informações: (85) 98424-0004

Informações

Quer saber mais sobre o processo de reconhecimento de paternidade? A Defensoria Pública do Ceará preparou um material especial sobre o assunto!

Realizadores

Defensoria Pública Geral do Ceará 2023 | Política de Privacidade